TÉCNICAS DE VÔO

Básico:
Decolagem da Asa
Controles da Asa
Vôo de Lift
Vôo Térmico
Aproximação
Pouso
Avançado:
Teoria MC.Cready
Teoria do Hexagono
Vôo de Distância
Os Segredos de Tomas Suchanek
Introdução ao Uso do GPS
Meteorologia:
Dicionário das Núvens
 
 

 

Aproximação (seu nome já o diz claramente sobre o que estamos falando) é um conjunto de manobras, cujo o objetivo é nos levar a um local adequado, com a altura e velocidade precisas, para efetuarmos um pouso com máxima segurança. Um bom pouso é a consequência de uma boa aproximação.

 

Com o baixo rendimento e a alta resistência aerodinâmica das asas para iniciantes, pousar é relativamente mais fácil, pois basta jogar com as velocidades para se ter diferentes taxas de planeio: com mais ou menos ângulo de ataque, variamos as taxas de descida. Porém, devemos dar ênfase especial as técnicas de aproximação, por serem imprescindíveis em pousos como os de Atibaia e em asas de alta performance.

 

Diferentes Aproximações:

 

Aproximação em OITO. É a primeira técnica de aproximação que aprendemos, pois é fácil de executar e permite eventuais correções. Consiste em fazemos curvas de aproximadamente  270º sobre dois pontos distantes, nas laterais do pouso onde devemos entrar. As curvas devem ser sempre de frente para o pouso, procurando nos manter no mesmo lugar! Em dias com pouco vento, é normal para o iniciante querer avançar sobre o pouso e em dias de ventos fortes, ele pode se distrair e deixar a deriva do vento levá-lo para traz do ponto ideal.

Se deve ter em conta de não fazermos oitos muito pequenos, fazer pequenas correções e ficar sempre de olho no pouso, é preferível fazer a aproximação um pouco fora do pouso, porém em dias de ventos fortes, é aconselhável fazermos a aproximação mais próximos ao pouso para não sermos levados para fora pelo vento, ainda mais, se houverem obstáculos o rodeando.

 

Aproximação em "S". É uma aproximação que podemos utilizar quando estamos chegando ao pouso e temos uma pequena sobra de altura. Realizamos algumas curvas largas para perder o excesso de altura sem ganharmos muita velocidade.

 

Aproximação em "U". É uma aproximação muito usada nos vôos de Cross Country ou Distância, quando temos certeza do vento e quando já sabemos apurar os últimos metros de altura.
Iniciamos a aproximação com o vento de cauda, de olho no pouso calculamos os metros ainda necessários e a força do vento para vermos onde giraremos 90º para a perna base, perpendicular a linha de pouso, com a altura e velocidade corretas, finalmente efetuamos uma nova curva de 90º para a reta final do pouso.
Quando se tem certa pratica, podemos fazer tudo isso em um giro de 180º.

Nesta aproximação, se deve ter em conta não perder muita altura pois a última curva é relativamente perto do solo, existindo o risco de não completá-la e fazer o pouso com vento de través ou acabar sobre obstáculos. Temos que ter também uma margem de velocidade extra para prever possíveis gradientes de vento ou descendentes.

O ideal é utilizar este tipo de aproximação somente quando adquirir boa prática.