TÉCNICAS DE VÔO

Básico:
Decolagem da Asa
Controles da Asa
Vôo de Lift
Vôo Térmico
Aproximação
Pouso
Avançado:
Teoria MC.Cready
Teoria do Hexagono
Vôo de Distância
Os Segredos de Tomas Suchanek
Introdução ao Uso do GPS
Meteorologia:
Dicionário das Núvens
 
 

 

Desde 1996 nosso regulamento de competições de Asa Delta, permite o uso de camera fotográfica para comprovar que tenha chego até o ponto de virada. Para a temporada de 1998, entrou-se em um consenso ao uso do GPS como alternativa da camera fotográfica, conhecendo seus erros e assumindo-os. o conhecimento dos erros, sua origem e efeito, nos evitará problemas na hora de registrar um vôo ou sua posterior verificação.

 

Este documento pretende aclamar algumas dúvidas quanto ao funcionamento do GPS e dar noções básicas sobre sua utilização e as facilidades que disponibiliza.

 

BREVES COMENTÁRIOS SOBRE COMO FUNCIONA O SISTEMA GPS 

  • Há uma centena de satélites destinados a dar cobertura ao sistema GPS, orbitando a uns 20.000 km. de altura, e que emitem uns sinais sincronizados com o tempo.

  • Nosso receptor GPS capta estes sinais, entre oito ou doze satélites dependendo do modelo, e utiliza os de maior qualidade, medem o tempo que demoram para chegar e por triangulação informam nossa localidade no espaço.

  • Os satélites além dos sinais de sincronismo, emitem informação sobre sua localização exata, para que o GPS possa calcular com precisão sua posição. Esta informação se atualiza continuamente pois a força gravitacional do sol e da lua alteram a órbita dos satélites.

  • Os receptores GPS corrigem certos erros devidos a passagem do sinal pela atmosfera terrestre, a reflexão em obstáculos naturais como montanhas, edifícios e etc... erros de geometria.

  • Até 1 de maio de 2000, o governo dos Esatdos Unidos introduzia um erro intencionalmente chamado "Disponibilidade Seletiva", que distorcia a precisão do sinal emitido pelos satélites e portanto a exatidão do sistema, para evitar que inimigos utilizassem o sistema GPS para construirem armas precisas. Este erro podia chegar a 200 metros.

  • Atualmente o maior erro é de uns 10 a 15 metros.

  • Os receptores GPS de uso militar dispunham de um decodificador para trabalhar com precisão absoluta.

  • Existe no mercado um receptor que recebe sinais que recebe sinais de correção e combinado com um GPS proporciona um equipo de precisão quase absoluta. O conjunto se chama DGPS ou GPS diferencial.

NOTA IMPORTANTE SOBRE O ERRO

Quando aprovamos o uso do GPS se discutiu muito sobre o erro que este gerava. Este erro é normalmente uns 15 metros. Se discutiu sobre a vantagem que se pode ter um piloto que se aproveita do erro para evitar de ter que chegar até o ponto de virada quando o GPS já indica que ele chegou. Se discutiu também sobre o outro ponto que após já ter chego no ponto de virada o GPS pode te dizer que ainda faltam alguns metros!

Conclusão: o erro em um momento te beneficia e em outro te prejudica. Se em um dia de prova você deverá sobrevoar diversos pontos de virada, em alguns você será prejudicado e em outros beneficiado, desta maneira, automaticamente estará compensado.

Recomendação: se você utiliza o GPS como meio de registro de pontos de viradas, deve-se seguir as indicações do mesmo, pois a comissão julgadora que verifica os registros, tem como base os waypoints memorizados. Portanto se você chegar até um ponto de virada visualmente e o GPS indicar que ainda faltam alguns metros, você deve prosseguir no vôo para registrar conforme ele está gravando. E no caso contrário, quando você estiver chegando a um ponto e o GPS diz que você já pode virar, você também deve já fazer a virada sem remorso, pois esta é uma forma de compensar o erro em vários pontos.

 

USO DO GPS NAS COMPETIÇÕES DE ASA DELTA

 

Registro de balizas: Após o briefing da comissão de pilotos com o juiz geral, é determinada a prova onde são dispostas as balizas que devemos sobrevoar. Com o GPS já carregado com os waypoints da competição, iremos programar a rota no MENU, ROTA do GPS. Colocando as balizas (waypoints) na ordem como estipulado pela competição. É importante ver com o restante dos companheiros se o total em Km na Rota, está batendo com os demais pilotos.

 

Largada: Geralmente a prova possui uma abertura de janela (decolagem) com cerca de 30 a 45 minutos antecedentes ao START (largada).

O Start é estipulado em cerca de alguns poucos Km em torno da decolagem. É como se fosse um círculo sobre a decolagem com um raio de tantos Kms. Até o horário do Start, devemos voar dentro deste círculo, de preferência obtendo a maior altura que pudermos para logo que chegar a hora prevista do Start, largarmos soberanos  em direção ao primeiro waypoint ou baliza.

 

Como definimos o Start no GPS?

Utilizamos a tecla Botsn GOTO, achamos na lista o waypoint da decolagem e apertamos Botsn Enter, desta maneira o GPS nos mostrará durante esta fase do Start há qual distância estamos da decolagem nos policiando para não queimarmos o círculo antes da hora definida.

Voando até a baliza: Após avançarmos para fora do Start em direção á primeira baliza, entraremos novamente no MENU do GPS optando para navegar na rota já programada anteriormente. na Rota, Talvez seja necessário dar Botsn GOTO, selecionar o nome da primeira baliza e apertar Botsn Enter após esta opção o GPS nos mostrará uma tela como esta:

Esta tela de um modelo simples de GPS, nos dá algumas das informações que necessitamos, tais como: para onde devemos seguir? qual a velocidade do solo? a que distância estamos da Baliza?

O desenho da estrada ao lado, nos indica para seguirmos reto. Esta estrada que pode também ser alterada por uma seta na configuração do GPS. aponta constantemente para o ponto ou baliza.

BRG: O rumo que devemos seguir em graus para chegarmos até a baliza.
DST: Distância até a baliza.
TRK: Proa em que a asa está voando.
SPD: Velocidade do solo.
HOME: nome da baliza de destino
ETE: tempo estimado até o destino mantendo a velocidade média em que se encontra.

 

Ao chegar perto da baliza, você pode alterar a visualização para uma outra página que possui o Movie Map! Neste mapa você terá um melhor entendimento de onde você se encontra e onde está a baliza, sabendo assim quantos metros faltam para você alcançar o ponto de virada. Atualmente é utilizado um círculo ao redor da baliza com cerca de 400 metros.

Repare que mesmo nesta tela do Mapa, continuamos a ver a informação da distância no lado direito inferior.

 

Baixando os vôos: A grande maioria dos GPSs, possuem uma forma de troca de dados por cabo. Podemos passar informações de vôos, Waypoints ou outros dados gravados, de um GPS para outro, de um GPS para um Computador ou de um Computador para o GPS.

A principal utilidade desta função é guardar ou visualizar os traklogs dos vôos, ou seja: dados da rota, tempo de vôo, altura e velocidade durante o trajeto e algo mais como maior velocidade e etc...

Utilizando um programa adequado (existem diversos programas no mercado, desde gratuitos para baixarmos na internet, até os pagos que não são muito baratos), nós ou no caso de uma competição, o juiz geral, visualizará em um computador, se a prova foi concluída com êxito, observando se você não queimou o Start antes da hora, se pousou antes de completar a prova e em qual local, se virou corretamente nos pontos de virada esperando entrar no campo de 400 metros e etc..

 

Logicamente com o seu GPS na mão, você irá bem mais longe e além destes básico e breve artigo. Bons vôos.