TÉCNICAS DE VÔO

Básico:
Decolagem da Asa
Controles da Asa
Vôo de Lift
Vôo Térmico
Aproximação
Pouso
Avançado:
Teoria MC.Cready
Teoria do Hexagono
Vôo de Distância
Os Segredos de Tomas Suchanek
Introdução ao Uso do GPS
Meteorologia:
Dicionário das Núvens
 
 

 

Os praticantes de Võo Livre, Decolam! Não se jogam, não pulam, nem saltam!!! As decolagens espalhadas pelo mundo, dispõe normalmente de rampas artificiais construídas em estruturas de madeira. Há ocasiões em que o relevo, proporciona ótimas rampas naturais, como é o caso da Pedra Grande aqui na cidade de Atibaia. De uma destas rampas com o vento soprando de frente, com uma leve corrida, os pilotos decolam.

Esta é uma das fases mais delicadas do vôo: passamos de uma velocidade zero, respectiva ao solo (logicamente pois estamos parados sobre a rampa), a uma velocidade de sustentação respectiva ao vento relativo. Uma asa delta como qualquer aeronave, precisa de uma velocidade de vento relativa mínima para sustentação para que possa decolar!

 

A corrida, proporcionará esta velocidade de vento relativo mínimo para a sustentação e decolagem. Nem sempre por isso, temos que sair a galope sempre que queremos decolar, a realidade é muito diversa. Nos dias de vento suficiente para se realizar os vôos de colina ou lift, bastará dar alguns passos para flutuarmos no ar. Somente nos dias de vento zero devemos correr com toda energia e por toda extensão da rampa, isto também depende muito do local de decolagem. Há locais onde o relevo permite decolagens com vento zero e outros que decolagens nestas condições não são aconselháveis.

 

O mais importante na hora de decolar, é segurar a asa com firmeza e manter um angulo de ataque que gere a sustentação. Só então iniciamos a corrida para a decolagem, acelerando progressivamente e lançando o corpo para frente mantendo o angulo de ataque da asa levemente positivo. Quando alcançarmos a velocidade suficiente para a sustentação, decolamos.

 

Em algumas ocasiões, de vento moderado ou forte, precisamos da ajuda dos companheiros de vôo para levarmos a asa da área de montagem até a decolagem. A mesma ajuda será utilizada para efetuar a decolagem na beira da rampa, ajudando a manter a asa nivelada e aguardando o momento certo para sair ao comando do piloto. Extremamente aconselhável, que as pessoas que o ajudem neste tipo de decolagem de cabos, sejam pilotos ou pessoas experientes.

 

Todo este processo que nos leva ao ar em poucos segundos, é uma das partes mais importantes da aprendizagem em uma escola de vôo livre. Este é um longo período de aprendizado onde em um morrinho de aula, é praticada a corrida de decolagem em diversas intensidades de ventos e situações. De todo modo, devo confessar que depois de aprender, qualquer rampa é mais fácil do que o morrinho de aula!