Desde 1996 nosso regulamento de
competições de Asa Delta, permite o uso de camera fotográfica para
comprovar que tenha chego até o ponto de virada. Para a temporada de
1998, entrou-se em um consenso ao uso do GPS como alternativa da
camera fotográfica, conhecendo seus erros e assumindo-os. o
conhecimento dos erros, sua origem e efeito, nos evitará problemas
na hora de registrar um vôo ou sua posterior verificação.
Este documento pretende aclamar
algumas dúvidas quanto ao funcionamento do GPS e dar noções básicas
sobre sua utilização e as facilidades que disponibiliza.
BREVES
COMENTÁRIOS SOBRE COMO FUNCIONA O SISTEMA GPS
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Há uma
centena de satélites destinados a dar cobertura ao
sistema GPS, orbitando a uns 20.000 km. de altura, e que emitem uns sinais sincronizados
com o tempo.
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Nosso
receptor GPS capta estes sinais, entre oito ou doze
satélites dependendo do modelo, e utiliza os de maior
qualidade, medem o tempo que demoram para chegar e por
triangulação informam nossa localidade no espaço.
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Os
satélites além dos sinais de sincronismo, emitem
informação sobre sua localização exata, para que o GPS
possa calcular com precisão sua posição. Esta informação
se atualiza continuamente pois a força gravitacional do
sol e da lua alteram a órbita dos satélites.
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Os
receptores GPS corrigem certos erros devidos a passagem do
sinal pela atmosfera terrestre, a reflexão em obstáculos
naturais como montanhas, edifícios e etc... erros de
geometria.
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Até 1 de
maio de 2000, o governo dos Esatdos Unidos introduzia um
erro intencionalmente chamado "Disponibilidade Seletiva",
que distorcia a precisão do sinal emitido pelos satélites
e portanto a exatidão do sistema, para evitar que inimigos
utilizassem o sistema GPS para construirem armas precisas.
Este erro podia chegar a 200 metros.
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Atualmente o maior erro é de uns 10 a 15 metros.
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Os
receptores GPS de uso militar dispunham de um
decodificador para trabalhar com precisão absoluta.
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Existe no
mercado um receptor que recebe sinais que recebe sinais de
correção e combinado com um GPS proporciona um equipo de
precisão quase absoluta. O conjunto se chama DGPS ou GPS
diferencial.
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NOTA
IMPORTANTE SOBRE O ERRO
Quando
aprovamos o uso do GPS se discutiu muito sobre o erro que
este gerava. Este erro é normalmente uns 15 metros. Se
discutiu sobre a vantagem que se pode ter um piloto que se
aproveita do erro para evitar de ter que chegar até o ponto
de virada quando o GPS já indica que ele chegou. Se discutiu
também sobre o outro ponto que após já ter chego no ponto de
virada o GPS pode te dizer que ainda faltam alguns metros!
Conclusão: o erro em um momento te beneficia e em outro
te prejudica. Se em um dia de prova você deverá sobrevoar
diversos pontos de virada, em alguns você será prejudicado e
em outros beneficiado, desta maneira, automaticamente estará
compensado.
Recomendação: se você utiliza o GPS como meio de
registro de pontos de viradas, deve-se seguir as indicações
do mesmo, pois a comissão julgadora que verifica os
registros, tem como base os waypoints memorizados. Portanto
se você chegar até um ponto de virada visualmente e o GPS
indicar que ainda faltam alguns metros, você deve prosseguir
no vôo para registrar conforme ele está gravando. E no caso
contrário, quando você estiver chegando a um ponto e o GPS
diz que você já pode virar, você também deve já fazer a
virada sem remorso, pois esta é uma forma de compensar o
erro em vários pontos.
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USO DO GPS NAS COMPETIÇÕES DE
ASA DELTA
Registro de balizas: Após o
briefing da comissão de pilotos com o juiz geral, é determinada a
prova onde são dispostas as balizas que devemos sobrevoar. Com o GPS
já carregado com os waypoints da competição, iremos programar a rota
no MENU, ROTA do GPS. Colocando as balizas (waypoints) na ordem como
estipulado pela competição. É importante ver com o restante dos
companheiros se o total em Km na Rota, está batendo com os demais
pilotos.
Largada: Geralmente a prova
possui uma abertura de janela (decolagem) com cerca de 30 a 45
minutos antecedentes ao START (largada).
O Start é estipulado em cerca
de alguns poucos Km em torno da decolagem. É como se fosse um
círculo sobre a decolagem com um raio de tantos Kms. Até o horário
do Start, devemos voar dentro deste círculo, de preferência obtendo
a maior altura que pudermos para logo que chegar a hora prevista do
Start, largarmos soberanos em direção ao primeiro waypoint ou
baliza.
Como definimos o Start no GPS?
Utilizamos a tecla
, achamos na
lista o waypoint da decolagem e apertamos
, desta
maneira o GPS nos mostrará durante esta fase do Start há qual
distância estamos da decolagem nos policiando para não queimarmos o
círculo antes da hora definida.
Voando até a
baliza: Após avançarmos
para fora do Start em direção á primeira baliza, entraremos
novamente no MENU do GPS optando para navegar na rota já programada
anteriormente. na Rota, Talvez seja necessário dar
, selecionar
o nome da primeira baliza e apertar
após esta
opção o GPS nos mostrará uma tela como esta:
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Esta tela de um
modelo simples de GPS, nos dá algumas das informações que
necessitamos, tais como: para onde devemos seguir? qual a
velocidade do solo? a que distância estamos da Baliza?
O desenho da
estrada ao lado, nos indica para seguirmos reto. Esta estrada
que pode também ser alterada por uma seta na configuração do
GPS. aponta constantemente para o ponto ou baliza.
BRG: O
rumo que devemos seguir em graus para chegarmos até a baliza.
DST: Distância até a baliza.
TRK: Proa em que a asa está voando.
SPD: Velocidade do solo.
HOME: nome da baliza de destino
ETE: tempo estimado até o destino mantendo a velocidade
média em que se encontra. |
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Ao chegar perto
da baliza, você pode alterar a visualização para uma outra
página que possui o Movie Map! Neste mapa você terá um melhor
entendimento de onde você se encontra e onde está a baliza,
sabendo assim quantos metros faltam para você alcançar o ponto
de virada. Atualmente é utilizado um círculo ao redor da baliza
com cerca de 400 metros.
Repare que
mesmo nesta tela do Mapa, continuamos a ver a informação da
distância no lado direito inferior. |
Baixando os vôos: A grande
maioria dos GPSs, possuem uma forma de troca de dados por cabo.
Podemos passar informações de vôos, Waypoints ou outros dados
gravados, de um GPS para outro, de um GPS para um Computador ou de
um Computador para o GPS.
A principal utilidade desta função é
guardar ou visualizar os traklogs dos vôos, ou seja: dados da rota,
tempo de vôo, altura e velocidade durante o trajeto e algo mais como
maior velocidade e etc...
Utilizando um programa adequado
(existem diversos programas no mercado, desde gratuitos para
baixarmos na internet, até os pagos que não são muito baratos), nós
ou no caso de uma competição, o juiz geral, visualizará em um
computador, se a prova foi concluída com êxito, observando se você
não queimou o Start antes da hora, se pousou antes de completar a
prova e em qual local, se virou corretamente nos pontos de virada
esperando entrar no campo de 400 metros e etc..
Logicamente com o seu GPS na mão, você
irá bem mais longe e além destes básico e breve artigo. Bons vôos.
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